O castelo animado

2 de mai. de 2010




"Na terra de Ingary, onde coisas como botas de sete léguas e mantos de invisibilidade existem, é um verdadeiro infortúnio ser a mais velha de três irmãs. Todos sabem que você é que vai sofrer primeiro, e maior, fracasso se as três saírem em busca da sorte."

___________________________Informações gerais.

  Livro.
  Autor(a): Diana Winnye Jones.
  n° de páginas: 318.
  editora: Record.
  ano de publicação: 1986.
  Titulo no original: Howl's moving castle.
 Filme.
  Produtor: Hayao Miazaki.
  Estúdio: Ghibli.
  Ano de lançamento: 2004.
  Duração: 119 min.

  Titulo no original: Hauru no Ugoku Shiro.

____________________________A história. 

 Tanto no livro quanto no filme, o foco da história é o mesmo: Sophie, de dezessete anos, que trabalhava entediada na chapelaria da família, e é, por motivos que desconhece transformada pela bruxas das terras desoladas (no filme bruxa do nada) em uma velha de noventa anos. Com medo de não ser reconhecida pelos parentes, ela vaga sem rumo até encontrar o castelo do Terrível mago Howl, cujos boatos dizem ser conhecido por devorar o coração das garotas e lhes sugar a alma.
 A história então conta as aventuras de Sophie no seu dia-a-dia trabalhando como faxineira na casa do vaidoso mago. Mas, sem perceber, a garota acaba se metendo com a maldição de Howl, que não passa de mais um feitiço lançado pela bruxa.


_______________________ diferenças.

O livro e o filme são duas coisas completamente diferentes. E, embora o foco ainda seja Sophie e seu dia-adia  de um mago, a história e os personagens mudam em 100%.
  Pra começar, a aventura do filme é centrada numa guerra, do qual Howl, contrariado, é obrigado a participar. No livro, sua missão é encontrar o príncipe Justin, embora Sophie tenha certeza de que ele não leva o trabalho muito a sério.
 Outra coisa que muda é que a segunda irmã de Sophie não aparece, Martha. Ela e Lettie são personagens que aparecem bem mais no livro, e tem uma importância maior, também.
  Mais uma: Markl, o menininho aprendiz de Howl, se chama na verdade Michael Fisher, e tem 15 anos. Ao passo que Calcifer não é aquele foguinho bonzinho que vemos, mas sim uma cara dentre as chamas da lareira que reclama mais do que qualquer outra coisa.
  O espantalho e o cachorro, que também são completamente diferentes no livro. Sendo o cachorro, na verdade, um mago e um príncipe enfeitiçados.
  A bruxa das terras desoladas é descrita como uma mulher elegante e moderna, e não uma velha gorda. Ela não fica boazinha no final, e é, junto com seu demônio do fogo, a verdadeira antagonista da história.
  Madame Sulliman não existe no livro, sendo ela, na verdade, uma mistura do mago Sulliman com a Sra. Penstemmon, a mestra de Howl.
 O passado de Howl não é contado no filme: Seu nome verdadeiro é Howell Jenkis (ele detesta, porque é muito simples), e ele veio do país de Gales, do nosso tempo, e sua família não sabe nada da existência do mundo de Sophie nem o que ele faz lá.  Alem disso, Howl é mais vaidoso e, de um certo modo, covarde, do que no filme.
  Também não são mencionadas algumas coisinhas importantes, como o porquê da maldição de Sophie ser desfeita, e de onde vem o boato de que Howl devora os corações das garotas.

_________________________Personagens.



Sophie Hatter: É a mais velha de três irmãs e tem 17 anos. Sophie é leal e decidida, chegando muitas vezes a ser teimosa. Destinada a viver trabalhando na chapelaria da família, Sophie se torna fechada e reservada. Mas, ao ser transformada em velha, descobre que não liga para o que os outros pensam ou dizem, e que isso é ótimo.

Howell Jenkis: Mais conhecido como mago Howl, tem 27 anos e é conhecido por devorar o coração das garotas. Tudo mentira, é claro. É descrito como alguem elegante e vaidoso, que adora roupas e gasta todo seu dinheiro com coisas inúteis.

Michael Fisher: É o aprendiz de Howl, e tem 15 anos. Um pouco atrapalhado quando se trata de feitiços, mas com um grande coração. Michael, no começo, detestava Sophie, mas depois começa a vê-la como uma espécie de avó. É o namorado de Martha, a irmã mais nova de Sophie.

Calcifer: É o demônio do fogo responsável pela magia do castelo. Tem um contrato muito antigo com Howl, e pede a Sophie para quebrá-lo, antes qe os dois acabem como as bruxas das terras desoladas. Passa a maior parte do tempo reclamando de como faz o trabalho todo do lugar, e de como ninguem o ajuda.

Como de costume, eu só coloco algo sobre os personagens principais.
Bem, acho que é só isso, até logo, minna!!


  
 
_____________________ fim...
  

Postado por usagi-chan às 08:04 //

2 Comentários

Blogger Keiko Sakurai disse "oi", veja:

não sabia que tinha livro do castelo animado AAAHHH MAIS AGORA EU QUERO VÊ *batendo o pé no chão* Ò.Ó

9 de junho de 2010 às 16:31  

Blogger usagi-chan disse "oi", veja:

leia sim, sim, é muito legal!!
Meu livro favorito (já li oito vezes)

9 de junho de 2010 às 17:38  

Postar um comentário