cinco crianças e um segredo.

28 de mar. de 2010




"E se é assim vai achar bem fácil de acreditar que, antes de ter passado uma semana que Anthea, Cyril e os outros estavam no campo, eles encontraram um duende. Ao menos, foi como chamaram aquilo, porque foi o que aquilo disse que era, e claro que devia saber do que estava falando, mas não era nem um pouco parecido com qualquer outro duende que você já viu, ouviu falar ou leu a respeito."

autor(a): Edith Nesbit.
n° de páginas: 266.
editora: (quadrado) 34
ano de publicação: 1902, mas foi relançado em 2006.
 cinco crianças normais inglesas da década de 1900 - Anthea, Robert, Jane, Cyril e o bebê carneirinho - iam passar as férias numa casa no campo, pertinho de um areal, sob os cuidados das criadas, uam vez que os pais estavam ausentes.
 investigando o areal, eles acham uma coisa que se denomina psamiende, ou mais claramente, um duende da areia. este, embora mau-humorado, consede um desejo a cada dia para as crianças. cada capitulo do livro é destinado a um desejo, ou, se você preferir, a uma confusão. por sorte, os pedidos se desfazem ao pôr-doSol.
indo pela velha moral:" cuidado com o que deseja", o livro segue um caminho humorístico, cheio de surpresas e aventuras, que faz você ansiar por saber qual será o próximo desejo que as cinco crianças pediram ao duende.

personagens:

 Cyril: o irmão mais velho, Cyril é um pouco como Robert, embora, pelas suas atitudes, pareça ser mais velho.
Anthea: frequentemente chamada de pantera, Anthea é a irmã mais velha (embora não seja mencionado se ela é ou não mais velha que Robert) que sonha em ser uma perfeita, educada e elegante dona-de-casa. seus desejos, embora tragam tamanha confusão, sempre são bem vistos no começo, tal como "asas" e depois todos acabarem presos na torre da igreja, sem conseguir descer.

Robert: o irmão do meio, que vive arrajando briga com outros garotos da mesma idade. por puro instinto de momentos de raivas, acaba pedindo pedidos absurdos, que sempre resultam nas piores confusões, tal como: " - tudo que eu queria era ser maior que ele!" e então acabar com três metros de altura.

Jane: a irmã mais nova. Jane não dá muitos conselhos sobre os pedidos, e frequentemente acaba falando uma bobagem ou outra que nem mesmo ela entende. por ser a mais nova, costuma achar que os desejos feitos para o psamiende são pura brincadeira.

Carneirinho: pelo que se sabe, nome verdadeiro do bebê é algo como "Hilary" ou "St. Maur" ou então "Devereux". como bebê indefeso, geralmente fica em casa enquanto as crianças vão até a cidade se meter em confusões. embora, num momento de raiva, Cyril tenha desejado que ele fosse um adulto.

  bem, espero que tenham gostado do meu resuminho, até logo!!!

Postado por usagi-chan às 08:32 //

0 Comentários

Postar um comentário